CARACTERÍSTICAS

História

O Kiwi é uma planta trepadeira originária do Vale do Rio Yang-Tze na China, onde cresce de forma silvestre nas margens dos rios e nas orlas sombreadas dos bosques. Pode alcançar até 9 metros de altura. O gênero Actinidia, ao qual pertence o Kiwi tem mais de 50 espécies, a maioria ornamentais e só algumas comestíveis, entre as quais a Actinidia Deliciosa.

É uma planta dióica (plantas femininas e plantas masculinas). As variedades masculinas são essenciais para a plantação e devem ter a característica de florescer na mesma época das variedades femininas. A qualidade da fruta depende de uma boa polinização.

A variedade Hayward fêmea é a mais produtiva e gera frutos de maior tamanho. As variedades utilizadas como produtoras de pólen macho são a Matua e a Tomuri.

Seu nome científico é Actinidia chinensis. A planta foi levada para a Nova Zelândia no início do século XX, onde a fruta foi melhorada e teve seu cultivo organizado.

Hoje o Kiwi está entre nós, sendo cada vez mais consumido no Brasil in natura ou em saladas, sobremesas e pratos exóticos, além de entrar na receita de drinks, sucos, geléias e compotas.

O fruto

Conservado em geladeira, o Kiwi dura por até 6 meses, sem perder suas propriedades nutritivas e o sabor.

Suas flores possuem pétalas brancas, de grande beleza e os frutos são de forma oval, de cor marrom, cobertos por uma penugem macia. Flores masculinas e femininas são necessárias para a polinização. As femininas produzem os frutos e as masculinas, apenas o pólen.

Principais variedades

As principais variedades são HAYWARD, BRUSO, ABBOTT (femininas) e MATUA e TOMURI (masculinas).

O Kiwi é uma planta de grande longevidade, que pode viver por mais de 50 anos. É uma espécie muito produtiva, podendo chegar a 1000 frutos por planta.

Para obter frutos maiores e de melhor qualidade, recomenda-se fazer o raleio de frutas no pé.

O Kiwi quando cortado e colocado em contato com carne, tem a propriedade de torná-la mais macia, graças à actinidina, enzima presente no fruto.

As variedades da Fazenda St.Clair

HAYWARD: é a variedade mais nobre e preferida pelo mercado internacional. Seu fruto é de tamanho grande, pesando, em média 92g. Tem ótimo sabor, que combina o doce e o ácido. É a variedade que melhor se conserva na geladeira, podendo ser guardada por até seis meses.

MATUA: é uma espécie que produz floração muito abundante e um pouco antes da floração da variedade Tomuri, ambas utilizadas como polinizadoras.

TOMURI: floresce mais tarde que a espécie Matua e é mais indicada para a variedade Hayward. O ideal é utilizar os dois polinizadores em igual número

 

SAÚDE

Com alto valor nutritivo, o Kiwi oferece inúmeros benefícios para a saúde.

Tem pouca gordura e nenhum colesterol. Possui ainda propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento das células e a formação de rugas na pele.

O Kiwi foi reconhecido pelo exigente órgão americano FDA (Food and Drug Administration) como uma excelente fonte de vitaminas: um Kiwi médio tem 138mg de Vitamina C, além de Vitamina E, proteína,potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e fibras dietéticas. O Kiwi contém, ainda, os aminoácidos glutamato e arginina, além de Beta-caroteno, compostos fenólicos, flavonóides e clorofilina que reduz o risco de tumores.

Com essa composição, a fruta reúne efeitos anti-cancerígenos e anti-inflamatórios, além de reduzir o risco de doenças artério-coronarianas e fortalecer o sistema imunológico.

CULTIVO

Faça você mesmo o seu pomar

A Fazenda St.Clair, localizada nas proximidades do Pico do Itapeva em Campos do Jordão reúne ótimas condições climáticas e de solo para produzir as melhores mudas de Kiwi do Brasil, das espécies Hayward, (feminina) e Matua e Tomuri (masculinas), são mudas desenvolvidas sem adubos quimicos e são todas orgânicas.

Com apenas algumas mudas você pode iniciar a sua plantação de Kiwi e, em pouco tempo, colher deliciosos frutos produzidos organicamente, sem adubos químicos e sem agrotóxicos e descobrindo o prazer de colher em sua propriedade frutas lindas e deliciosas.

A Fazenda St.Clair fornece as mudas e dá a orientação para o plantio e cultivo, além de manter um completo site na Internet (www.fazendastclair.com.br), com informações detalhadas sobre o plantio de Kiwi e sua condução quando da formação do pomar.

Dicas para o plantio

O solo deve ter baixo teor de argila e ser bem drenado. Os solos que ficam encharcados nas épocas chuvosas não são bons para o Kiwi.
Preparo do solo: Revolva a terra para retirar restos de raízes de culturas anteriores e facilitar a infiltração da água.
Adubação: o Kiwi responde bem à adubação orgânica, que deve ser realizada anualmente, com compostos orgânicos, esterco de gado, aves, etc.
A muda: deve ser de boa qualidade e procedência, idônea e com um ano no mínimo.
O espaçamento ideal é de 5 metros entre fileiras e 4 metros entre plantas, veja ilustrações(figura 4, 5 e 6).
A época ideal para o plantio é julho ou agosto (para mudas de raízes nuas), e setembro/outubro (para mudas em torrão).
O plantio da muda deve ser feito com a mesma profundidade aproximada em que estavam no viveiro, porém com um pequeno camalhão acima do nível normal do solo, para evitar que se acumule água junto ao colo da planta.
A irrigação é indispensável para a qualidade e produtividade da plantação comercial, embora o Kiwi não suporte solos encharcados. Em plantações "de lazer", deve-semolhar as plantas uma vez por semana.
O Kiwi é uma planta dióica, ou seja, tem flores masculinas e femininas, em indivíduos diferentes. As flores femininas produzem a fruta e as masculinas apenas o pólen.
No plantio deve ser observada a proporção de 4 a 8 plantas femininas para cada planta masculina.

Polinização e frutificação

A planta é polinizada pelo vento, pelos insetos e em especial pelas abelhas e também manualmente. Os primeiros frutos ocorrem no terceiro ano de vida.

Clima
A variedade Hayward requer 700 horas/ano com temperatura inferior a 7ºC no inverno, enquanto que suas polinizadoras Matua e Tomuri exigem cerca de 200 horas. São também importantes uma temperatura suave no verão e boa luminosidade e umidade relativa do ar alta.

Solo
Deve ser solto, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7, bem drenado. Não é necessário um solo muito profundo, pois as raízes do Kiwi são carnosas e superficiais. A planta é sensível a doenças provocadas por fungos, especialmente a espécie Phytophthora.

Plantação
Antes do plantio é recomendável verificar a existência de nematóides no solo e, no caso de grandes infestações, fazer uma fumigação para evitar comprometer a planta. A fertilização prévia pode ser feita com adubo orgânico, como esterco de galinha ou gado.
A plantação de Kiwi precisa de um bom suporte como cruzeta em "T", pérgola ou cerca, veja ilustrações (figura 1, 2 e 3). O plantio deve obedecer à proporção de 4 a 8 fêmeas para cada macho.

Irrigação
Devido ao sistema radicular ser superficial e as folhas grandes e numerosas, o Kiwi exige mais água que a uva e os cítricos. As plantas novas requerem água a cada 7 dias, ou até menos tempo, dependendo da intensidade do calor.
Podem ser usados os sistemas de gotejamento ou aspersão, com 10 litros diários de água por planta de até um ano e 15 a 20 litros para plantas com dois anos ou mais.

Poda
A poda tem como objetivo a formação de um tronco com duas ramas-mães e um bom número de laterais bem distribuídas. O Kiwi tem tendência de desenvolver vários caules, mas o ideal é que tenha um só tronco robusto com duas ramas terminais. Se ocorrer de nascerem brotos numerosos, não se podendo escolher o mais vigoroso entre eles, a poda deve ser drástica para eliminar todos, na época do inverno. Com isso força-se a planta a fortalecer suas raízes e a emitir um caule mais vigoroso na primavera seguinte, que servirá como tronco.
Durante o primeiro ano, a rama escolhida pode crescer 1,20 a 2,40m e deve ser cortada para se obter o tronco com seus braços laterais, veja ilustração aqui.

Pragas e doenças
O Kiwi é uma planta bastante rústica e pouco sujeita à infestação por pragas e insetos. Sua parte mais sensível é a raiz, que é superficial e, portanto, mais exposta aos ataques de fungos e bactérias. Deve-se adotar medidas preventivas, que vão desde a plantação correta, adequadamente nivelada, até os cuidados para não provocar lesões nas raízes e no colo da planta durante o manejo.

Colheita
A época da colheita varia de região para região e também de um ano para outro. Na maioria dos casos, o Kiwi amadurece entre o fim de março e meados de abril. A colheita pode prolongar-se até junho em determinadas regiões.
A colheita pode ser feita em duas etapas, iniciando-se pelos frutos maiores e esperando alguns dias para colher os restantes.

MUDAS

Com as mudas da Fazenda St.Clair você colhe os melhores resultados.

A região da Serra da Mantiqueira, Sul de Minas, Vale do Paraíba e outras regiões do estado de SP e toda a região Sul do País, oferecem ótimas condições para a cultura de frutas de clima temperado.

Seu clima garante as horas de frio necessárias para o bom desenvolvimento das plantas.

A umidade relativa do ar e a luminosidade também são adequadas. Em áreas de ventos fortes, pode ser necessária a instalação de barreiras físicas, como quebra-vento, para evitar dano às plantas.

A Fazenda St. Clair oferece todo o apoio para que a sua plantação seja bem sucedida.

Adquira nossas mudas de Blackberry ou Amora Preta nas lojas do Ponto Garden, uma localizada na estrada para Campos do Jordão (Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro), ao lado do Leite na Pista, Fone(12) 3686-4040 e outra localizada em Guarulhos, na Rua Prof. Gabriel José Antonio, 205-B, que é a Marginal da Via Dutra, fone (11) 6425-2974 ou 6425-4556. Ou entre em contato conosco.