Em 1989, o empresário paulista Saint'Clair de Vasconcelos trouxe do Chile as primeiras mudas do mirtilo (blueberry), fruta até então praticamente desconhecida no Brasil. Em seguida, iniciou as experiências de plantio e produçao de frutas e mudas em sua propriedade de Campos do Jordão.

O clima das montanhas de Campos do Jordão é o que mais se aproxima das condições exigidas para a cultura do mirtilo. Após muita pesquisa, a Fazenda St. Clair conseguiu formar um pomar de mirtilo, com cerca de 2.200 pés. Paralelamente, outras áreas da propriedade foram destinadas para a cultura de blackberry (amora preta ou amora silvestre e framboesa), frutas que também exigem condições climáticas especiais e uma apurada técnica de cultivo. Na Fazenda St. Clair, tanto o mirtilo quanto o blackberry e as framboesas são produtos orgânicos, cultivados sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos e certificados pela AAO - Associação de Agricultura Orgânica.

Pioneira na cultura de pequenos frutos de clima temperado no Brasil, a Fazenda St. Clair está mostrando ao mercado que é possível produzir aqui, com qualidade, espécies que até então tinham que ser importadas.

 

Mirtilo ou Blueberry
Saint'Clair
Vista da Plantação
Framboesas